vela-ecológica-feita-com-óleo-de-cozinha-usado

 

Segundo a Sabesp, 1 litro de óleo de fritura é capaz de poluir mais de 20 mil litros de água. Em contato com a água, o produto cria uma película que dificulta a oxigenação dos rios e lagos, dificultando a vida aquática. O descarte irregular do óleo em lixões, além de contaminar o solo, impede que a água da chuva seja absorvida, se tornando um dos causadores das enchentes, além disso, ele libera gás carbônico, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.

Para contribuir, armazene o óleo, pode ser em uma embalagem de garrafa PET e leve até o ponto de coleta mais próximo. Algumas pessoas preferem fabricar sabão caseiro, mas é necessário tomar cuidado, pois um dos ingredientes necessários é a soda caustica, e pode ocasionar acidentes. O que muitas pessoas não sabem é que além do sabão caseiro é possível criar velas com esse óleo. Veja como é simples:

 

Material

 

– 1 litro de óleo de cozinha filtrado

– 30 ml de ácido esteárico

– Corante – opcional

– Essência perfumada (sem álcool) – opcional

– Barbante ou pavio para velas

– Potes de vidro (copos, potinhos, lâmpadas)

– Palitos de madeira ou pregador

 

Como fazer

 

– Misture o óleo e o esteárico numa vasilha própria para micro-ondas;

– Leve ao micro-ondas por 30 segundos, retire, mexa os ingredientes e torne a por no micro-ondas por mais 30 segundos;

– Após se certificar que todos os ingredientes estão derretidos, é hora de misturar a essência e o corante, ambos opcionais;

– Depois da mistura pronta, derrame o líquido quente nos vidros que escolheu e acrescente o pavio no centro. Apoie o pavio no palito de mateira para que ele caia na mistura.

– Espere secar e pronto! Desta forma você reaproveita o óleo de cozinha usado, além de poder reciclar embalagens de vidro que não utiliza mais.