Os pratos suportam até água quente, não vazam e se degradam naturalmente depois de serem descartados, sem agredir o meio ambiente.

 

universidade-tailandesa-desenvolveu-pratos-descartaveis-feitos-de-folhas-02

 

A preocupação com o uso crescente de recipientes de isopor em embalagens e pratos tem incentivado uma equipe de pesquisadores da Universidade de Naresuan a desenvolver prato e tigelas descartáveis feita de folhas de árvores.

Os professores da faculdade de engenharia passaram mais de um ano desenvolvendo o processo, até produzir tigelas utilizáveis e firmes a partir de folhas para substituir os recipientes de isopor.

Depois de diversos experimentos, a equipe descobriu que folhas da tanga kwao, sak e sai, típicas da região, são as melhores opções para produzir as peças.

 

universidade-tailandesa-desenvolveu-pratos-descartaveis-feitos-de-folhas-03

 

 

Segundo informações do Bankok Post, os pratos suportam até água quente, não vazam e se degradam naturalmente depois de serem descartados (de preferência onde haja vegetação, que a sua decomposição não afetará negativamente o solo e os outros organismos naturais).

Sirintip Tantanee, decano da faculdade, adiantou que a universidade vai coordenar com o município para promover o uso dessas peças nos festivais de comida anuais organizados durante o Sonkran e o Ano Novo.

O processo não foi detalhado, mas os pratos são feitos apenas com materiais naturais. No lugar do verniz, por exemplo, os cientistas usaram o próprio amido para dar mais resistência e brilho aos utensílios.

Os indianos têm tradição de transformar folhas em recipientes. Um bom exemplo é o Patravali, muito usado em jantares tradicionais, festivais e celebrações.

 

Via EcoD