A crise de água enfrentada na cidade de São Paulo tem incentivado diversas pessoas e empresas a buscarem soluções capazes de minimizar o desperdício de água, um bem essencial e que está se tornando cada vez mais escasso. Não falta imaginação e muitas ideias estão sendo colocadas em prática para conseguir economizar água e, às vezes, até ganhar dinheiro.

 

Uma solução simples e que permitiu que um restaurante economizasse até 12 mil litros de água, em apenas um mês, promete reinventar os sistemas de ar-condicionado. Uma das lojas da rede de restaurantes Sí Señor, sabendo que cada gotinha de água é sim, valiosíssima, criou um sistema bem simples de tubulação, capaz de armazenar toda água que pinga de seu ar-condicionado.

 

reuso_agua

 

Ao todo, são cinco aparelhos que, de acordo com a administração da loja, geram cerca de 8 litros de água por hora. O sistema permite reaproveitar 400 litros de água, em apenas um dia, que agora, ao invés de irem para a rede de esgoto, está sendo utilizada na limpeza e rega dos jardins do restaurante.

 

A ideia deu tão certo, que a rede Sí Señor pretende instalar o sistema em todas as suas lojas – ao todo são 20 unidades, por enquanto apenas a loja localizada no bairro de Tatuapé, zona leste de São Paulo recebeu o sistema.

 

Se pensarmos no momento de crise hídrica que estamos vivenciando hoje, a reutilização da água, seja de todas as formas existentes, nos oferece um ganho, não apenas financeiro, mas principalmente, ecológico, devendo ser uma necessidade, praticada por todos.

 

Fonte: Ciclo Vivo.