uma crianca, uma arvore

 

Plantar árvores é um jeito simples de proteger o meio ambiente. Isso porque, reflorestar é de grande importância para o combate às mudanças climáticas, pois sequestram CO2 da atmosfera proporcionando redução do efeito estufa. Além disso, elas contribuem com o aumento dos recursos hídricos, entre muitos outros benefícios.

 

Sabendo que a arborização traz mais qualidade de vida e ajuda a equilibrar o meio ambiente, a cidade de Itaperuna, RJ, adotou no começo deste ano o programa “Uma criança, uma árvore”, que planta uma árvore nativa da flora brasileira para cada criança que nasce. A família pode optar por participar da iniciativa assinando o termo de adesão logo na inscrição da gestante no pré-natal, durante o teste do pezinho ou na sala de vacinação.

 

Esse projeto foi criado pela prefeitura de Passo Fundo, RS, que além de homenagear cada criança nascida com o plantio de uma árvore nativa, tem por objetivo arborizar a área urbana do município e criar uma ação permanente de preservação ambiental. Segundo a prefeitura da cidade, desde o inicio de projeto mais de 6.000 árvores já foram plantadas.

 

Em  Itaperuna, uma das cidades mais quentes do Rio de Janeiro, todas as crianças nascidas, e que participarem do projeto, terão uma árvore plantada em seu nome. A família pode escolher o local no plantio desde que atenda às regras do Plano de Arborização Urbana, caso o local escolhido seja impróprio, a árvore será plantada em praças, áreas verdes públicas ou particulares.

 

Todo plantio é regulado pelos técnicos da Secretária Municipal do Ambiente (SEMA) e os pais ainda recebem um certificado com o nome e a data do nascimento da criança, nome popular e cientifico da árvore, e também o local e data do plantio.

 

De acordo com o Secretário do Meio Ambiente do Rio de Janeiro em entrevista com o G1, Alair Ignácio, o objetivo do projeto é incentivar o plantio de árvores em locais distintos da cidade. “Na verdade, queremos que a geração dessas crianças, tenha mais sensibilidade quanto à proteção do meio ambiente, desde o seu nascimento, despertando a afinidade e o cuidado com as árvores e a natureza. O programa é uma maneira especial que a Prefeitura encontrou para aumentar a área verde do município”, reforça.

 

Tópicos: Programa EcoReflorestar