A grave seca vivenciada pela Califórnia, que já entra para o quarto ano, está afetando uma das regiões mais importantes de cultivo do mundo, o Vale de San Joaquin. Medições realizadas no local mostram que o solo está afundando cada vez mais.

 

seca-california1

 

Isso porque, os agricultores do local estão bombeando água subterrânea tão rápido quanto possível, a fim de manter seus cultivos vivos durante a seca. Para eles, essa ação é desesperadamente necessária, pois o estado é o maior produtor agrícola do país, mais de metade das frutas, legumes são cultivadas na Califórnia.

Pensando em como o avanço tecnológico pode colaborar com a crise hídrica, a Califórnia lançou uma competição entre arquitetos, a Dry Futures, para descobrir soluções para a seca no estado. O projeto premiado foi Grassroots Cactivism de Ali Chen, uma proposta que sugere o uso de cactos, também conhecidos como Figo da Índia, para a conservação da água.

 

cactos-seca-california

 

O principal objetivo da proposta “Grassroots Cactivism” é criar uma solução de baixa tecnologia para melhorar e revolucionar os sistemas de gestão de águas residuais existentes, bem como mitigar o uso da água na agricultura, fornecendo uma cultura que requer pouca ou nenhuma água.

Neste conceito, cactos produzidos em fazendas seriam usados para substituir as “estações de tratamento” tradicionais, auxiliando na filtragem de águas residuais sem o uso de energia adicional. A produção ainda seria utilizada na alimentação dos moradores locais e também dos animais. Além disso, o cacto se destaca como uma importante fonte eficiente de bioenergia.

 

cactos-seca-california2

 

cactos-seca-california1

 

 

 

 

 

Fonte: