projeto-colcha-de-retalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Praça Victor Civita recebe, desde o dia 7/07, a exposição interativa ‘Colcha de Retalhos’, que tem como proposta deixar o ambiente parecido com a “casa da vovó”, trazendo itens como máquina de costura antiga, cadeira de balanço e um varal de colcha de retalhos.

 

A ideia da exposição, realizada pela Cummins South America, surgiu após uma visita da companhia à Cemaia (Macaé, RJ) – instituição que atende crianças sob tutela judicial, que foram vitimas de abandono e até violência doméstica -, que tinha acabado de receber novos móveis para os dormitórios e precisavam de colchas para as camas.

 

Com o objetivo de fazer mais do que uma doação, foi criado o Projeto ‘Colcha de Retalhos’, que contou com a participação de mais de 400 pessoas, em países como Brasil, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Entre bordados, rendas, fuxicos, patchworkdecoupage, pinturas e colagens, os 400 colaboradores produziram 1.640 retalhos, o que resultou em mais de 40 colchas.

 

Durante o desenvolvimento do projeto, surgiu a vontade de compartilhar os resultados das criações. Com exposição interativa é possível contar, por meio de uma narrativa artística, a história do projeto. A exposição vai até o dia 27/07, próxima segunda-feira, o visitante que participar da oficina interativa na quinta até o domingo, das 13h às 17h poderá confeccionar o seu próprio retalho e ainda receber dicas com técnicas artesanais como patchwork, bordados, pinturas, entre outras.

 

Quem tiver a oportunidade de ir, pode aproveitar para dar um fim a itens sem utilidade que tiver em casa. Através do projeto Sustentabilidade na Praça, poderá descartar diversos aparelhos eletrônicos de forma sustentável.