descarte-geladeira

 

Não teve jeito, a geladeira quebrou e você teve que comprar outra? Enquanto aguarda a geladeira nova chegar, confira algumas dicas para conservar seus alimentos.

 

Úmidas e boas

Para aumentar a vida das frutas, a dica é mantê-las próximas da umidade. Para isso, coloque água em um pote e cubra-o com uma tampa cheia de furos, onde devem ficar os alimentos. A água evapora e umedece as frutas. Lembre-se de reabastecer o estoque de água diariamente. (Lembrete: chuchu, berinjela, pepino e pimentão também são frutas.).

Maçãs: perigo

As maçãs não são boas companheiras de confinamento. Elas emitem gás etileno, que acelera o amadurecimento de outras frutas e vegetais. Portanto, deixe-as isoladas – ou perto de batatas. O mesmo gás retarda o processo de germinação. Aliás, deixe as batatas em lugares escuros (como costumavam ficar, debaixo da terra).

 

De raiz

Enquanto plantados, os vegetais ficam na vertical. Quando você os deixa deitados, eles estragam mais rápido. Portanto, deixe cenouras, cebolas e outros vegetais de raiz em pé para mantê-los frescos. Para isso, coloque um pouco de areia num potinho e firme-os ali. Alface e ervas vão em um vaso com água para durar mais.

 

Geladeira Natural

Você também pode fazer uma geladeira natural. Criada pelo professor nigeriano Mohammed Bah Abba, a Zeer Pot ou Pot in Pot, como assim é conhecida, tem ajudado muitos habitantes que não possuem energia estável. Sem utilizar eletricidade, ela requer apenas areia e água. Confira o passo a passo de como fazer:

 

– Pegue dois vasos de barro de diferentes tamanhos (eles devem variar de 1 a 3 centímetros), e sem buracos nas laterais ou embaixo.

geladeira-passo1

 

– Preencha o vaso maior com 2,5 cm de areia. Coloque o vaso menor dentro do maior e preencha a lacuna entre eles com mais areia.

geladeira-passo2

 

– Jogue água na areia para encharcar. Cubra os vasos com uma toalha e deixe na sombra. A evaporação da água deixa o menor refrigerado.

geladeira-passo3

 

– Agora guarde os alimentos. Iogurtes, queijos e outros frios podem ficar armazenados aqui. Confira sempre se a areia não secou.

geladeira-passo4

 

 

Se você quer se livrar de geladeiras, sofás ou qualquer outro item quebrado ou inutilizado que só fica ocupando espaço em casa, procuro o serviço de Descarte Ecológico. Além da retirada do item no local indicado pelo cliente, a Ecoassist cuida da separação e destinação responsável de todos os itens coletados. Acesse Ecoassist ou ligue no 0800 326 1000.

 

 

Fonte: Super Interessante