Desenvolvido pelo designer Alberto Vasquez, “Gris”, como assim é chamado, é um sistema de captação capaz de recolher toda a água utilizada durante o banho.

 

gris-sistema-de-captacao-da-agua-do-banho

 

A água coletada pode ser utilizada para descarga do vaso sanitário, limpeza da casa e para determinadas atividades de lavagem. Desta forma é possível economizar pelo menos 72 litros de água por dia.

 

Como funciona

gris-sistema-de-captacao-da-agua-do-banho

 

De um modo geral, uma ducha gasta em média de 20 a 30 litros de água. A forma côncava de “Gris” recolhe 90% desta água. Ele também tem uma superfície granular antiderrapante para evitar quedas por escorregamento.

 

gris-sistema-de-captacao-da-agua-do-chuveiro

 

gris-sistema-de-captacao-da-agua-do-chuveiro

 

O aparelho é dividido em quatro células interligadas. Depois de um banho é possível facilmente retirar apenas o que você precisa usar, sem precisar levantar todas as células.

 

gris-sistema-de-captacao-da-agua-do-chuveiro

 

Cada célula é de 10 litros que é o mesmo tamanho de um balde médio – sendo assim, donas de casa poderão lidar com esse peso. Desta forma, com uma unidade é possível liberar a água no vaso sanitário facilmente.

 

Segundo Alberto Vasquez um balde pode recolher cerca de 30% da água do banho. Já o seu dispositivo pode coletar cerca de 95%.

 

Vasquez estima que o sistema deva custar entre US $ 20 e US $ 40, o que tornaria acessível para qualquer pessoa.

 

Fonte: IgenDesign