bus

O Estado de São Paulo é o primeiro do Brasil a adotar frota com emissão zero de carbono, com ônibus movidos a hidrogênio.

Os três ônibus disponíveis farão o trecho Diadema/Morumbi, no corredor São Mateus-Jabaquara (ABD), levando passageiros sem emitir uma grama de gás carbono. Muito pelo contrário, já que a única coisa que sai do escapamento desses ônibus é água!

Esse projeto bem futurista foi desenvolvido no Brasil, com supervisão da EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A.). Com ele, nosso país entrou num seleto grupo de países com tal tecnologia: só Alemanha, Canadá e Estados Unidos possuem algo parecido.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, declarou que o novo transporte “Vai ajudar muito com a questão da poluição e meio ambiente, além de oferecer conforto, rapidez e contribuir com a saúde da população”.

bus

As carrocerias são desenhadas com passáros, para reforçar a imagem ecológica dos ônibus. As seguintes espécies aparecem nos desenhos: Ararajuba, ave da região Amazônica que representará as regiões Norte e Nordeste; Tuiuiú, ave símbolo do Pantanal e Sabiá Laranjeira, considerada por decreto presidencial como um dos quatro símbolos nacionais.