Está reformando seu imóvel? Saiba como se livrar de todo o entulho da maneira correta.


 

Sendo grande ou pequena, uma obra sempre acumula entulho. Detritos de blocos, tijolos, gesso, pisos e azulejos, madeira, latas de tintas e diversos outros resíduos difíceis de serem descartados.

Em São Paulo, por exemplo, só é possível contar com o serviço de coleta domiciliar convencional, oferecido pela prefeitura, caso o entulho some, no máximo, 50kg por dia e esteja embalado. Se a quantidade for maior que a permitida, é necessário recorrer a um serviço particular.

O mais comum é o aluguel de caçamba, mas quem contrata esse tipo de serviço deve obedecer algumas regras. A caçamba deve ser estacionada em frente ao local da obra, porém, em ruas com zona azul, e necessária autorização do órgão regulamentador.  Elas não podem ficar em locais onde há estacionamento, paradas de ônibus e taxis, passagem de pedestres e deficientes físicos, e nem em frente à farmácias e hospitais. Também é proibido estacionar em cima da calçada ou próximo a caixas de correio, hidrantes e telefones público, assim como em esquinas.

 

Multa por descarte irregular de lixo e entulho

 

 

Depositar entulho de obras, resíduos de poda ou qualquer tipo de resíduos em terrenos baldios, imóveis público ou privado, bem como em ruas e calçadas ou em qualquer outro local não autorizado é passível de multa, ou seja, se o dono da obra cometer tal irregularidade por conta própria ou por meio de um transportador terceiro, poderá ser penalizado. As multas variam de R$ 250 a R$ 12.000 dependendo da quantidade, calculada por m³.

É preciso ter consciência de que o resíduo retirado de sua casa não desaparecerá simplesmente, é preciso se certificar de que a empresa contratada irá destinar o entulho ao lugar correto, pois isso nem sempre acontece.

Durante qualquer passeio pela nossa cidade, logo será possível observar espaços públicos degradados pelo descarte irregular. O acumulo de lixo nas ruas é preocupante, em época de chuva, os bueiros ficam entupidos, ocasionando o alagamento as ruas, além de contaminar o solo e servir de abrigo para insetos e outros animais causadores de doenças.

Isso acontece pela falta de conscientização das próprias pessoas, são elas as responsáveis por todo seu lixo gerado.

 

Como descartar seu entulho corretamente?

 

 

Diante do problema de deposito irregular de resíduos de obras, criamos o Descarte Ecológico de entulho.

Ideal para quem mora em apartamentos, onde a retirada do entulho tende a ser mais trabalhosa, pois o transporte dos resíduos para fora do prédio deve ser feito por elevadores e até escadas. E também, para quem mora em locais de difícil acesso.

Se você está reformando o banheiro, trocando pisos da sala ou azulejos da cozinha, por exemplo, e precisa de livrar dos resíduos de uma maneira prática e segura, basta acondicionar o entulho em sacos e entrar em contato conosco para agendar a coleta. Vamos até o local indicado e retiramos todo material.

Desta forma, você se livra de toda a bagunça, sem sair de casa e tem a certeza de que tudo será descartado da maneira correta. Emitimos um Certificado, garantindo que todo material foi destinado de acordo com a lei ambiental em vigor.

Para saber mais entre em contato conosco.