Saiba como separar e destinar corretamente os resíduos do seu condomínio sem complicações


 

A gestão de resíduos ainda é um problema, a falta de planejamento por parte do condomínio e a falta de conscientização dos moradores impedem que eles sejam descartados da forma correta.

Uma das principais dificuldades encontrada é a coleta de resíduos de grande porte, como móveis, sofás, colchões, geladeiras e demais eletrodomésticos, por exemplo, itens que não são retirados pelo serviço de coleta da Prefeitura e impossíveis de serem armazenados nas dependências do condomínio.Saiba como separar e destinar corretamente os resíduos do seu condomínio sem complicações

A Política Nacional de Resíduos Sólidos promove a responsabilidade compartilhada pelos resíduos gerados, seja pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado e envolve ações que devem ser exercidas nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada.

No entanto, a obrigatoriedade do condomínio sobre a destinação envolve apenas a coleta seletiva de resíduos domésticos (recicláveis, não recicláveis e orgânicos), a mistura de outros objetos pode acarretar recusa da empresa de coleta contratada pelo município em realizar a retirada destes.

Ou seja, se o condômino necessitar descartar entulhos e restos de obras de seu apartamento em reforma ou se desfazer de mobílias inutilizadas, deverá contratar um serviço privado para tal fim.

A multa para condomínios que desrespeitarem a regra pode chegar a R$ 6.965,00.

Como destinar corretamente os resíduos do condomínio?

A Ecoassist oferece o serviço de Descarte Ecológico para Condomínios, com ele os condôminos destinam todos àqueles objetos e móveis inutilizados que só ocupam espaço, de maneira prática e eficiente.

O que pode ser descartado:

Saiba como separar e destinar corretamente os resíduos do seu condomínio sem complicações

Além disso, possuímos um programa de parceria para a realização de ações como o “Fim de Semana Sustentável no Condomínio”, onde o condomínio e os condôminos terão um final de semana inteiro para descartar tudo aquilo que não utilizam mais.

Coleta Seletiva

Algumas medidas simples também podem ser tomadas pelos síndicos para contribuir com a destinação correta de todos os seus resíduos. Confira:

  • Programas de conscientização e instrução para os funcionários e moradores;
  • Separação do lixo, disposição em sacos plásticos e separados por tipo de resíduos (lixo orgânico, reciclável, diferenciados – como óleo e rejeitos – papéis sanitários e guardanapos sujos);
  • Disposição de caixas ou coletores para cada tipo de lixo, pintadas de acordo com cada tipo de resíduo.

Saiba como separar e destinar corretamente os resíduos do seu condomínio sem complicações

Para que a coleta e destinação adequada de resíduos se torne realidade em seu condomínio, é papel da gestão conscientizar todos os moradores e, principalmente, oferecer soluções para resolver o problema.