Provavelmente você já tenha ouvido falar ou mesmo tenha lido algo relacionado ao impacto dos canudos descartáveis no meio ambiente, mas você já refletiu sobre a importância desse tema?

O movimento em torno da conscientização para o não consumo ou substituição dos canudos descartáveis atingiu proporções mundiais nos últimos anos e, como possível consequência, tem sido retratado na mídia de forma recorrente. Toda essa repercussão resulta da análise que envolve desde a produção, o uso e, mais tarde, o descarte dos canudos.

Partindo da composição, as matérias-primas dos canudos não são biodegradáveis (polipropileno e poliestireno) e, consequentemente, podem levar até mil anos para se decompor. O segundo ponto relevante diz respeito à vida útil dos canudos, que geralmente é o tempo de tomarmos um suco, uma vitamina ou um refrigerante, ou seja, extremamente curto, em torno de 10 minutos. A partir disso, entramos no tema do descarte.

Como você sabe, tendo em conta que apenas a menor parte do plástico que utilizamos no dia a dia é reciclada, uma quantidade considerável é destinada aos aterros sanitários e muita coisa acaba sendo desviada no meio do caminho, tendo destino os corpos hídricos e os oceanos. Nesse cenário, os canudos compõem 4% de todo o lixo plástico a nível global e, infelizmente, as consequências são essas: além de poluírem os oceanos, boa parte desse material, ao se desintegrar em partes menores, termina na cadeia alimentar dos peixes, acarretando na morte de diversas espécies marinhas.

Esse assunto foi abordado nos Estados Unidos, por exemplo, por meio da campanha No Plastic Straw (não ao canudo plástico). Com um vídeo mostrando a remoção de um canudo alojado na cavidade nasal de uma tartaruga marinha, a campanha buscou sensibilizar o público com relação ao tema do consumo de canudos plásticos descartáveis. Ações como essa revelam sua importância quando consideramos que, nos Estados Unidos, são usados cerca de 500 milhões de canudos diariamente, segundo os dados divulgados pela campanha The Last Plastic Straw (o último canudo plástico).

A essa altura, talvez você esteja se perguntando quais são as alternativas a este item. A primeira delas, é parar de utilizar canudos para suas bebidas. E caso esta opção não sirva para você, uma alternativa eficiente aos canudos de plástico descartável são os canudos em aço inoxidável.

Devido ao seu material, esses canudos podem ser lavados e reutilizados quantas vezes forem necessárias, como são os talheres de aço inoxidável que utilizamos em restaurantes e em nossas casas. Nós, a Beegreen, entendemos bem desse assunto e oferecemos o substituto ideal para a opção de plástico descartável. Que tal dar uma conferida aqui?

De todas as formas, se você estiver em um lugar público e não puder ter acesso ao seu canudo reutilizável, quando a sua bebida vier acompanhada de um canudo descartável, diga não. O meio ambiente e a vida marinha, especialmente, agradecem!

Fonte: Bee Green