como-reaproveitar-pó-de-café

 

Preparou o cafezinho de todos os dias? Não jogue fora o pó que restou. Reaproveite! Confira algumas dicas:

 

– O café é ótimo para remover o mau cheiro. Deixe o pó usado secando no sol por um dia e coloque-o em um recipiente. O frasco pode ser colocado no ambiente que estiver com cheiro ruim, inclusive dentro da geladeira.

 

– Problemas com chulé? Basta colocar o pó de café em saquinhos de pano furadinhos ou meia-calça velha e deixa-lo dentro do sapato ou tênis por algumas horas.

 

– Outra opção é passar o pó de café nas mãos para tirar o cheiro de alho ou cebola.

 

– Ó pó de café também serve como adubo. É só despejar no solo. Além de fertilizante, o grão funciona como um repelente de formigas, lesmas e outros bichos que atacam os jardins. Ele afasta os gatos também.

 

– Como esfoliante de pele também! Para isso, é necessário misturar a borra em um pouco de sabonete líquido ou então fazer uma máscara, juntando o pó com abacate amassado ou iogurte natural. É só aplicar no rosto e esfoliar.

 

– Quer um jeito fácil de desengordurar panelas? Basta usar o pó de café na hora de esfregar, ele ajuda a remover restos de gorduras incrustados, evitando o uso de produtos químicos para isso.

 

– O pó de café também ajuda a clarear pias brancas e o chão. Misture-o com o sabão que desejar e esfregue com uma bucha normalmente. Fica limpinho!

 

– Dá até pra utilizar em artesanato, servindo como tinta para tecidos e papéis.