Protótipo foi instalado no terminal Alvorada, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

 

 

Já pensou em poder trocar lixo reciclável por passagem de ônibus? Isso já é possível em um terminal do Rio de Janeiro. A iniciativa está sendo testada no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e os passageiros que circulam pelo local poderão trocar embalagens recicláveis por um cartão RioCard, que vale a uma passagem de ônibus.

A máquina intitulada “Mobilidade Reciclada” começou a operar no dia 19 de outubro e funciona da seguinte forma: os interessados precisam depositar pelo menos cinco embalagens de lixo reciclável, e, em troca, é emitido um cartão RioCard, usado nos transportes públicos do Rio, valendo tanto para os ônibus convencionais, quanto para o BRT.

A ideia foi a vencedora entre as mais de mil propostas recebidas no período de 2013 e 2014 no Rio+, uma plataforma de soluções colaborativas, com objetivo de apresentar ações sustentáveis para a cidade.

Para receber a passagem, é necessário inserir os dados do CPF na máquina, para em seguida depositar o material, que pode ser garrafas PET e latas de alumínio, por exemplo. Ótima maneira de economizar e contribuir com o meio ambiente.

 

Foto: Divulgação/benfeitoria