Você sabia que um terço dos alimentos do mundo é jogado fora? E foi com esse questionamento que três estudantes brasileiras lançaram o projeto “Virando Latas”. O objetivo é passar 30 dias comendo alimentos que foram jogados fora.

Tudo começou quando a estudante Marilu de Castro foi convidada por um amigo a procurar comida no lixo de um supermercado na Austrália, onde faziam intercâmbio. Esse foi seu primeiro contato com o Dumpster Diving, uma prática de buscas coisas úteis no lixo, que vão desde móveis, roupas, ferramentas e até comida.

O desafio, que iniciou no dia 26 de abril está quase no fim. Além dos alimentos vindos do lixo, era necessário comprar alimentos básicos para compor as receita (arroz, macarrão, farinha, açúcar, temperos e óleo).

 

estudante-brasileira-passa-30-dias-comendo-alimentos-do-lixo-contra-o-desperdicio-8

 

A maioria do que é descartado está na lixeira por questões estéticas. “Não possuem uma ‘boa aparência’, o que não significa estarem impróprios para consumo”, comenta a estudante no texto de apresentação do projeto.

Os detalhes de todo o projeto foi e ainda tem sido compartilhado através do Facebook e também Snapchat (marilucp). Segundo Marilu, existe a consciência de que nem tudo que está no lixo é próprio para o consumo, devendo ter bom senso com a escolha, já que a saúde está em primeiro lugar.

Abaixo você pode conferir e se surpreender com os alimentos encontrados no lixo.

 

estudante-brasileira-passa-30-dias-comendo-alimentos-do-lixo-contra-o-desperdicio-3

estudante-brasileira-passa-30-dias-comendo-alimentos-do-lixo-contra-o-desperdicio-5

estudante-brasileira-passa-30-dias-comendo-alimentos-do-lixo-contra-o-desperdicio-6

estudante-brasileira-passa-30-dias-comendo-alimentos-do-lixo-contra-o-desperdicio