sobrecarga-da-terra

 

Em menos de oito meses, usamos mais recursos naturais do que o planeta é capaz de produzir em um período de 12 meses. Para o restante de 2015, estaremos vivendo em recursos emprestados de gerações futuras.

 

Earth Overshoot Day (Dia da Sobrecarga da Terra) marca a data em que a demanda da humanidade por recursos e serviços ecológicos em determinado ano exceder o que a Terra pode regenerar nesse ano. Mantemos esse déficit liquidando estoques de recursos ecológicos e acumular resíduos, principalmente o dióxido de carbono na atmosfera. Earth Overshoot Day é hospedado e calculada pela Global Footprint Network , um grupo de reflexão internacional que coordena a pesquisa, desenvolve normas metodológicas e fornece aos decisores com um menu de ferramentas para ajudar a economia humana a operar dentro dos limites ecológicos da Terra.

Para determinar a data de Earth Overshoot Day, para cada ano, Global Footprint Network calcula o número de dias de que ano que a biocapacidade da Terra é suficiente para prever Pegada Ecológica da humanidade. O restante do ano corresponde ao excedente global. Earth Overshoot Day é calculado dividindo-se a biocapacidade do planeta (a quantidade de recursos ecológicos da Terra é capaz de gerar esse ano), por Pegada Ecológica da humanidade (demanda da humanidade para esse ano), e multiplicando por 365, o número de dias em 2015:

(Biocapacidade do Planeta / Pegada Ecológica da Humanidade) x 365 = Dia da Terra Overshoot

 

Medindo riqueza ecológica

 

Assim como um extrato bancário mede a faixa de renda contra os gastos, Global Footprint Network mede a demanda de uma população e a oferta de recursos e serviços dos ecossistemas. Estes cálculos então servem de base para o cálculo Earth Overshoot Day.

Do lado da oferta, a biocapacidade de uma cidade, estado ou nação representa sua área de terra e mar biologicamente produtiva, incluindo áreas florestais, pastagens, terras agrícolas, pesqueiros e terras construídas.

Do lado da procura, a Pegada Ecológica mede a demanda de uma população para alimentos e fibras à base de plantas, produtos animais e produtos de peixe, madeira e outros produtos florestais, espaço para infraestrutura urbana e de floresta para absorver suas emissões de dióxido de carbono a partir de combustíveis fósseis.

Ambas as medidas são expressas em hectares,-globalmente comparáveis ​​com a produtividade média mundial. Um hectare equivale a 10.000 metros quadrados ou 2,47 hectares

Cada cidade, estado ou a pegada ecológica do país pode ser comparado a sua biocapacidade. Se a demanda de uma população para os ativos ecológicos excede a oferta, a região corre um défice ecológico. A região em déficit ecológico atende a demanda por importação, liquidando seus próprios ativos ecológicos (como a sobrepesca), e / ou emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.

A nível global, déficit ecológico e superação são os mesmos, já que não há importação líquida de recursos para o planeta.

História

O conceito de Earth Overshoot Day foi concebido por Andrew Simms do Reino Unido think tank New Economics Foundation , que uma parceria com a Global Footprint Network, em 2006, para lançar a primeira campanha Earth Overshoot Day global. Naquela época, Earth Overshoot Day caiu em outubro. WWF , a maior organização de conservação do mundo, participou Earth Overshoot Day desde 2007.

 

Fonte: Global Footprint Network