Você sabia que a maioria dos resíduos plásticos que jogamos fora vai parar no mar? Segundo cientistas, cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico são lançadas nos oceanos anualmente. Todo esse lixo só tem uma função: contaminar a água e causar dados irreparáveis aos animais marinhos.

A fim de encontrar uma solução para esse problema, a dupla australiana Andrew Turton e Pete Ceglinsk criou uma espécie de lixeira, que retira resíduos da superfície do mar de maneira simples, porém eficiente.

 

lixeira-ecologica-para-limpar-o-oceano

O Seabin é semelhante a uma lata de lixo ligada a uma bomba, que suga a água e depois a devolve para o mar. Toda a sujeira é capturada pelo sistema e presa em uma tela de retenção, localizada dentro da lata.

 

lixeira-ecologica-para-limpar-o-oceano

O protótipo já foi testado para comprovar sua eficiência e mostrou que é possível limpar a superfície de águas calmas, sem causar nenhum um risco para as espécies marinhas da região.

lixeira-ecologica-para-limpar-o-oceano-03

Os criadores do projeto ainda estão em busca de financiamento para que a lixeira seja fabricada em larga escala. Para saber mais detalhes do projeto você pode acessar o site oficial clicando aqui.

Confira o Seabin em funcionamento: