A maior dificuldade encontrada pela população é na hora de se desfazer de resíduos grandes, como sofás e geladeiras por exemplo.


 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, nosso País produz cerca de 240 mil toneladas de lixo por dia, onde a maioria é descartada de forma irregular. Algumas atitudes fariam total diferença, e a principal delas é a reciclagem – apenas 3% de todo lixo gerado e reciclado.

A reciclagem consiste em um conjunto de técnicas, capazes de fazer com que itens inutilizados se transformem novamente em matéria prima e voltem para o seu ciclo produtivo. Essa é a alternativa que mais contribui com o meio ambiente, pois reduz a extração dos recursos naturais que são retirados da natureza, poupa água e enérgica, além de contribuir com a diminuição do volume de lixo.

Atividade que deve ter início em casa, a reciclagem se dá através da adoção da Coleta Seletiva, que tem como principal objetivo a separação do lixo, sendo ele orgânico, inorgânico, reciclável e não reciclável. Após esse tratamento inicial, o resíduo poderá ser disposto para a coleta seletiva e posteriormente, a reciclagem.

O problema é que apenas 14% da população tem acesso a Coleta Seletiva, para piorar são poucas as residências que recebem o sistema porta em porta, realizado pelo poder público, ou seja, quem não tiver acesso ao serviço e desejar descartar corretamente seus resíduos terá que encontrar o ponto de coleta mais próximo. Diante disso, o que o morador faz? Descarta todo seu resíduo no lixo comum, seja ele reciclável ou não.

Ainda assim, a maior dificuldade encontrada pela população é na hora de se desfazer de resíduos de porte grandes, como sofás e geladeiras, por exemplo. Para descarta-los é necessário ter um veículo para locomoção, já que eles não são coletados pelos órgãos públicos. Esses empecilhos se tornam uns dos motivos pelos quais as pessoas não contribuem com a destinação adequada de seus resíduos.

 

E o que fazer para descartar meus resíduos corretamente?

 

Fonte: Freepik

Fonte: Freepik

 

Quantas vezes você já deve ter se deparado com pilhas de madeiras de móveis e sofás jogados em calçadas, muitas, não é? Pensando em contribuir com a solução do problema, oferecemos o serviço de Descarte Ecológico, que consiste na coleta e destinação adequada de diversos tipos de resíduos. Com ele você se desfaz de tudo aquilo que não utiliza mais, o melhor, da madeira correta.

Passa saber mais entre em contato no 0800 326 1000 ou pelo e-mail contato@ecoassist.com.br.