Vai viajar nesse fim de ano? Tenha uma viagem tranquila e sustentável tomando alguns cuidados antes de sair de casa.


 

Final de ano chegou, e com ele os preparativos para viajar e curtir as férias ou comemorar o fim de semana em outra cidade, mas antes de partir é sempre bom cuidar do que fica, sua casa! Tomar alguns cuidados antes da viagem pode garantir que ela seja mais tranquila e sustentável.

Seguindo as dicas abaixo você curte seu fim de ano sem preocupações e evita surpresas desagradáveis na volta:

 

Tire os aparelhos da tomada

Eletrônicos desligados, mas no modo espera, também consomem energia elétrica. Além disso, chuvas ou problemas com a rede elétrica na sua região podem queimar seus aparelhos elétricos. Tirando tudo da tomada você evita sustos e desperdícios.

Feche o registro da água e gás

Fechando o registro da cozinha, lavandeira e banheiro, você evita chegar em casa e se deparar com o chão coberto de água, por causa de vazamento que você sequer sabia que existia. E também não irá se assustar com a conta alta de uma água que, durante toda a viagem, desceu pelo ralo da pia. Ah, não se esqueça de fechar o registro de gás também.

Evite desperdícios

Evite que alimentos estraguem, congele os que tiverem com a data de validade próxima ou que costumam estragar rápido como laticínios. Se puder, consuma-os antes mesmo da viagem.

Cubra a piscina

Tem piscina em casa? Não se esqueça de cobri-la com lona, que deve estar bem esticada para não criar poças d’água.

Cuidado com água parada

Verifique se existem recipientes que podem acumular água como garrafas e baldes, eles devem ser deixados de boca para baixo para não proliferar a dengue. O mesmo vale para os potinhos de plantas, que devem ser cobertos de areia.

Limpe a casa

Não deixe louças sujas, pia cheia pode atrair insetos. Os vasos sanitários também devem ser higienizados e tampados. Não se esqueça de deixar todo o lixo à espera da coleta.

 

Dicas de segurança antes de viajar

Se a viagem for longa, algumas precauções são necessárias para deixar sua casa segura. Seguindo os cuidados a seguir, você evita surpresas desagradáveis quando chegar em casa.

Cancele as entregas

Se você é assinante de revistas e jornais, procure suspender a entrega com antecedência. Acumula-los na porta de casa denuncia que não tem ninguém no local.

Desligue a campainha

Desligar a campainha dá a ideia de que ela pode estar com defeito e quem apertá-la não saberá com certeza se tem ou não alguém em casa.

Apague as luzes

Se antes deixar uma lâmpada acesa era um meio para afastar bandidos, agora virou o contrário. Luz acesa de dia indica que há ninguém em casa. A recomendação é deixar tudo apagado. Assim como não deixar cadeados do lado externo do portão.

Redes Sociais

Lembre-se que a rede social é um ambiente em que existem muitas pessoas mal-intencionadas. Divulgar sua viagem pode ser um prato cheio para saberem o período que estará fora. Só compartilhe esse momento para amigos de confiança, e pessoalmente.

Tranque tudo

No dia da viagem acorde cedo para que tenha tenho de fazer tudo com calma, na correria, por incrível que pareça, corre o risco de deixar alguma parte da casa aberta. Antes de sair, verifique se travou o trinco de todas as janelas e se fechou a porta do quintal, varanda ou qualquer outra que dê acesso a rua. Após conferir tudo, tranque a porta da entrada principal.