Meio ambiente

 

Hoje é o Dia mundial do Meio Ambiente, comemorado todos os anos no dia 5 de Junho, ele foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de conscientizar o governo e a sociedade do mundo todo sobre a preservação ambiental.

A cada ano, é escolhido um tema e um País para sediar as comemorações, Barbados foi os Pais escolhido e o tema a ser debatido este ano é “Aumente sua voz, não o nível do mar” com foco nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e seus desafios relacionados às mudanças climáticas.

Segundo o subsecretário geral da ONU e diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner, esses estados estão enfrentando riscos, desde o aumento de temperatura, que afeta negativamente a agricultura, até o crescimento no nível do mar, que ameaça a existência de algumas nações.

Como contribuir?

Independentemente do tema e País escolhido, todos nós podemos colaborar de diversas formas com a preservação do meio ambiente, aí vão algumas dicas:

Recicle – papéis, plásticos, vidros e metal são recicláveis, após sua utilização eles podem ser transformados em matéria prima para criação de outras embalagens ou se você usar um pouco de criatividade, eles poderão ser transformados em belos objetos.

Economize – Evite o desperdício de água tomando banhos mais curtos, troque suas lâmpadas comuns pelas fluorescentes, pois elas gastam menos energia, compre apenas o que é necessário, assim estará evitando o desperdício.

Descarte corretamente móveis, eletrodomésticos e restos de obras – eletrodomésticos velhos e entulhos quando são descartados de forma irregular, além de poluírem visualmente, são também os responsáveis pelas enchentes nos centros urbanos. Ao invés de deposita-los em ruas, calçadas e aterros, opte pelo descarte ecologicamente correto, onde esses itens terão o destino adequado.

Descarte corretamente o lixo eletrônico – o lixo eletrônico é ainda mais nocivo que o lixo convencional, isso porque, possuem em sua composição substâncias tóxicas que quando descartadas de forma irregular são capazes de causar riscos à saúde humana e de contaminar o meio ambiente. Podemos evitar esses riscos quando destinamos esses itens de forma consciente.

 

Foto: Divulgação

Fonte: Programa das Ações Unidas para o Meio Ambiente