As instituições que compõem o Sistema Ambiental Paulista participarão da comemoração com uma série de atividades, todas gratuitas.

Dia 5 é o Dia Mundial do Meio ambiente, para ser lembrado, diversas atividades estão sendo realizadas, para promover reflexão sobre o tema.

Esse ano, o Sistema Ambiental Paulista escolheu o Jardim Botânico para marcar a data e, também, para comemorar os 30 anos da criação da Secretaria do Meio Ambiente. Na cerimônia de abertura, serão entregues as chaves de veículos à Polícia Militar Ambiental, além de anúncios oficiais da pasta.

Todas as atividades e o ingresso ao Jardim Botânico terão entrada franca, porém o estacionamento será cobrado. Confira aqui a programação que começa às 8h e prossegue por todo o domingo.

Às 8h – Corrida Rede Acesso
O dia começa com o Correr e Caminhar, evento realizado pela Rede Acesso.

Às 10h – Abertura Oficial da Semana do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Às 11h – Concerto da Orquestra Instituto GPA
A Orquestra Instituto Grupo Pão de Açúcar (GPA) foi criada em 1999 para apoiar adolescentes e jovens para um futuro melhor. Composta por 40 integrantes, os jovens já se apresentaram pelos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e, também, no exterior, Argentina, Estados Unidos, Itália e França, sempre sob a batuta do Maestro Daniel Misiuk.

Às 11h às 16h

Oficina Mapeamento do Meio Biótico

A oficina do Instituto Florestal tem por objetivo levar ao público em geral as técnicas utilizadas para gerar mapas de diversas características ambientais de maneira lúdica. Serão apresentados mapas, imagens de satélite e fotografias aéreas de diferentes regiões do estado. Os visitantes poderão experimentar o uso de equipamentos rotineiramente utilizados nessa atividade, por exemplo o estereoscópio e a visualização de estereogramas com o uso de óculos 3D, de confecção artesanal. Também poderão ser observadas as etapas de desenvolvimento de Planos de Manejo de Unidades de Conservação. Pesquisadores especialistas na área de geoprocessamento e monitores acompanharão as atividades.

Espaço das crianças
Neste espaço, as crianças até nove anos participarão de jogos educativos que ensinam comportamentos do ecocidadão, como uso racional da água e cuidados com os animais. O Clubinho Sabesp também estará presente com espaço para a garotada pintar e bordar.

Casa Mineralógica
Uma atividade para todas as idades. O Instituto Geológico vai mostrar minerais e rochas presentes em nosso estado e saber qual a utilização de cada um deles dentro de uma residência.

 Exposições
Em todo o Jardim Botânico, diversas exposições mostrarão a riqueza da biodiversidade e as ações do Sistema Ambiental Paulista para a conservação e o desenvolvimento sustentável.

– A Diversidade de Cores na Biodiversidade do Estado de São Paulo
Exposição fotográfica do Instituto Florestal sobre a flora paulista

– Os Jardins e a Cidade
O ensaio fotográfico da Família Müller mostrará a relação harmoniosa que há entre a natureza e a intervenção humana. Estarão expostos 14 painéis com 28 fotos dos jardins botânicos de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. Quem visitar a exposição poderá retirar um exemplar, gratuitamente, enquanto durar o estoque.

– O Instituto de Botânica na mitigação de impactos das obras do Rodoanel Mário Covas
Uma coleção de 30 painéis contará a história do resgate de diversas espécies nativas, feito pelo Instituto de Botânica, durante as obras do Rodoanel. O objetivo da exposição é mostrar a importância da preservação para a manutenção dos serviços ambientais e, consequentemente, para a sobrevivência da humanidade.

Confira mais atividades que acontecerão no nesse final de semana, 04 e 05:

 

dia-mundial-do-meio-ambiente-sera-comemorado-no-jardim-botanico-de-sp-2

04/06

Zoo-SP (Fundação Parque Zoológico de São Paulo)

Apresentações didáticas e as apresentações no espaço “Vida de Bicho”

Apresentações em que educadores conversam sobre animais com o público. Durante esta semana, o tema abordado será “Meio Ambiente”.
Apresentações didáticas: 10h30, 11h30, 13h30 e 14h30
Vida de Bicho: 11h e 14h
Local: Zoológico-SP
Av. Miguel Stéfano, 4.241 – Água Funda
São Paulo – SP

Exposição “ÁGUA”, circuito de atividades lúdico-dinâmicas para escolas agendadas.

Local: PE Cantareira – Núcleo Engordador
Av. Cel. Sezefredo Fagundes, (altura do nº 19.100) – Jardim Cachoeira
São Paulo – SP

05/06

Secretaria do Meio Ambiente

Jogos de Tabuleiros Ambientais – Coordenadoria de Educação Ambiental

Fabricantes disponibilizarão monitores e seus jogos nos parques para serem utilizados pelo público frequentador oportunizando a aprendizagem sobre o meio ambiente.
Temas abordados: Água, Resíduos Sólidos, Fauna e Consumo Sustentável.
Horário: 12h30 às 16h30
Local: Parque Villa-Lobos, Parque da Água Branca, Parque do Belém e Parque Gabriel Chucre – Carapicuíba

Oficina de jogos recicláveis  – Coordenadoria de Educação Ambiental

A proposta da oficina é confeccionar um jogo da velha utilizando materiais que seriam descartados. Confeccionar com os participantes jogos da velha utilizando papelão e tampinhas de garrafa PET, e uma sacolinha feita com dobradura para armazenar o jogo. O objetivo é incentivar as crianças a elaborarem brinquedos educativos com materiais recicláveis.
Horário: das 10 às 12h
Local: Parque Villa-Lobos e Horto Florestal
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2.001 – Alto dos Pinheiros
São Paulo – SP

Peça Teatral Infantil “13 Gotas” – Coordenadoria de Educação Ambiental

A curiosidade das crianças pode ser respondida de forma lúdica e divertida pela atividade promovida pelo Edukatu, rede gratuita e aberta de aprendizagem para consumo consciente, e pela Cia. Teatral BuZum!. Em um ônibus adaptado para espetáculos de teatro, a companhia apresenta a peça “13 Gotas”.
Horários das apresentações: 10/10h40/11h20/13h30/14h20/15h10
Local: Parque da Juventude – SP
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana
São Paulo – SP

Exposição das Diferentes Águas

Horário: 9h30 às 15h30
Local: Parque Villa-Lobos – SP
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto dos Pinheiros
São Paulo – S