Nem tão frio como o inverno, nem tão quente como o verão, apenas a estação mais colorida do ano. A primavera chegou!


 

 

A primavera chegou! Época que propicia o crescimento e rejuvenescimento da flora, enriquecendo as paisagens formadas pela natureza. Para muitos, a estação mais esperada do ano, para nós, a certeza do quão importante é a preservação do meio ambiente. Confira algumas curiosidades sobre a estação mais colorida do ano:

 

1. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.

 

2. A primavera se inicia no dia em que se concretiza o equinócio, que é quando o dia e a noite  são portadoras do mesmo tempo de duração, 12 horas cada. À medida que o tempo passa, os dias tornam-se mais longos e as noites mais curtas.

 

3. Na primavera, os dias ficam mais longos e o período com luz do Sol pode durar mais de 12 horas. As plantas são muito sensíveis às mudanças de luz, temperatura e umidade, por isso, quando recebem luz solar por mais tempo, acumulam a energia necessária para abrir suas flores.

 

4. É uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que as paisagens ficam mais belas, nos presenteando com lindas flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.

 

5. Abelhas, pássaros, borboletas e moscas se alimentam do néctar das flores. Enquanto passeiam entre elas, grãos de pólen grudam em seu corpo e são levados para outras plantas. Quando o pólen (que contém células masculinas) chega a uma flor da mesma espécie, ela é fecundada. Daí, uma parte da flor se transforma em um fruto com a semente de uma nova planta.

 

6. Em nosso país a Primavera provoca alterações nos regimes pluviométricos e nas temperaturas. Períodos de chuvas começam a chegar em grande parte do Brasil, mais ou menos no fim das tardes, devido à intensificação do calor e da umidade, típicos desta estação. No Sul as mudanças são quase imperceptíveis, enquanto no Nordeste persiste a seca.

 

7. Flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.

 

8. Flores e plantas além de serem lindas decorações, oferecem inúmeros benefícios ao nosso lar. Elas são responsáveis por gerar oxigênio e tambémabsorver dióxido de carbono, assim como fazem as árvores. Quando dispostas no interior dos quartos e das salas, elas ajudam a purificar o ar e absorver poluentes externos.

 

9. As flores e plantas, além de eliminarem ruídos e reterem poeira, elas tem a função de elevar a umidade do ambiente, desentupindo nossas vias respiratórias, evitando seu ressecamento e ainda refrescam quando a temperatura está quente.

 

Tem como não amar a primavera?