A parte mais importante de uma casa sustentável é a utilização de matéria prima natural, renovável ou reciclável, de maneira a respeitar a natureza, poupando seus recursos naturais e não agredindo o meio ambiente. Confira abaixo, 5 tipos de construção amigas do meio ambiente:

 

Casas de Cob

 

O Cob é composto por areia, barro molhado (argila) e palha misturados com os próprios pés ou escavadeiras. Antigamente, moradores utilizam os animais de suas fazendas para prepararem a mistura, que ficavam para cima e para baixo andando sobre a mistura. Por ser um material durável e resistente, uma casa cuidada adequadamente pode durar para sempre. A casa mais antiga feita de Cob possui mais de 10.000 anos.

O Cob é uma das arquiteturas mais sustentáveis que existe pois são feitos a partir de matéria prima fornecida pela própria natureza, totalmente reciclável e não poluente, utilizando apenas madeira como molde e alguns troncos de árvores para sustentação. Além de barato economicamente e ambientalmente, é possível criar uma linda casa, literalmente esculpida.

 

casa-sustentável-de-cob

 

Casas de Adobe

 

As casas de Adobe são construídas através de uma estrutura feita a partir da mistura de palha, areia e terra densa, que são assados até formarem tijolos. As casas mais antigas feitas de Adobe foram construídas pelos povos indígenas.

Os tijolos são baratos de produzir por utilizarem recursos naturais facilmente encontrados, sendo necessária a aplicação de cimento e gesso para proteger tanto o tijolo como a parte externa e interna da casa.

As casas de Adobe fornecem um ambiente mais fresco em dias quentes e retém calor quando se está frio, sendo ótimas em regiões mais quentes e áridas, além disso, são à prova de fogo.

 

casa-sustentável-de-adobe

 

Casas de Bambu

 

Projeto simples e econômico, construído principalmente pelo trabalho manual, com ferramentas mínimas de energia e utilizando principalmente uma matéria prima 100% natural, renovável e resistente que é o Bambu.

O bambu é uma das plantas que mais cresce no mundo, por ser uma planta perene, não precisa ser plantado o ano todo e por serem fortes, fornecerão  casas que durarão por muito tempo.

 

casa-sustentável-de-bambu

 

Casas de madeira

 

Se forem construídas através da exploração madeireira responsável, através do reflorestamento, esse tipo de construção é considerado sustentável. Utiliza menos energia e possuem menos impacto ambiental.

 

casa-sustentável-de-madeira

 

 

Casas de materiais reaproveitados

 

Com a missão de construir estruturas de baixa renda e principalmente diminuir os impactos causados ao meio ambiente, as casas sustentáveis consistem em reaproveitar materiais em sua construção. Sendo assim, diversos tipos de materiais são válidos para dar inicio ao projeto, isso vale desde container a pallets.

 

casa-sustentável-container