Empresa britânica de materiais de construção cria concreto permeável capaz de absorver instantaneamente grandes quantidades de água.

 

 

O TOPMIX Permeable foi projetado para ser uma superfície de cobertura superabsorvente que permite a infiltração de água através dele, sendo uma tentativa para combater inundações.

Um vídeo do material sendo testado em um estacionamento mostra o concreto ‘bebendo’ 4.000 litros de água em apenas um minuto, com a maior parte dela desaparecendo assim que atinge o solo.

 

https://youtu.be/ed-jiOXO3aQ

 

De acordo com a Tarmac, enquanto ajuda a prevenir inundações durante tempestades, o concreto também poderia ajudar a tornar as estradas e ciclovias mais seguras, impedindo poças que possam constituir um risco.

Ele funciona através de uma camada permeável de concreto a ser utilizada em cima da pavimentação, os pedregulhos misturados ao concreto asfáltico são maiores e ficam mais espaçados entre si, permitindo que a água escoe pelos vãos. Canais de drenagem podem ser incorporados ajudando a aumentar a quantidade de água absorvida e evitando uma sobrecarga de água no sistema.

 

 

O concreto permeável é ideal para grandes áreas de concreto onde a água pode ser um problema, tais como estacionamentos e calçadas, além de ciclovias, ruas residências e passagens de pedestres semelhantes.

No entanto, ele ainda é menos capaz de lidar com cargas de veículos pesados ​​e tráfego intenso do que os materiais de pavimentação convencionais. Em áreas que sofrem com frio extremo, o concreto pode ser susceptível a danos, pois a água que congela abaixo pode gerar rachaduras na superfície.

A empresa já está realizando alguns testes em estacionamentos locais.

 

Fonte: MailOnline