O fim das férias escolares já está chegando, e com isso começa a preocupação com a compra do material escolar. As listas costumam ser enormes, e pra piorar, as lojas de artigos de papelaria aproveitam essa época para jogar o preço dos produtos lá em cima. Para quem tem mais de um filho então, o gasto pode pesar no bolso.

Mas antes de partir para as compras, que tal dar uma olhada no que sobrou de material do ano passado e o que é possível reaproveitar? Desta forma, além de diminuir gastos, você evita desperdícios e consome de maneira mais consciente, contribuindo com a redução dos impactos causados ao meio ambiente.

Sabemos que toda criança gosta de iniciar as aulas com material novo, mas existem formas de customizar cada item, para que fique tão bonito quanto um novo, essa é a hora para incentivá-las a praticarem ações mais sustentáveis em seu dia-a-dia, através do reaproveitamento, da reciclagem e também do consumo consciente.

 

Confira as dicas:

 

Cadernos

O caderno é o item principal, e quase sempre é possível reaproveita-los. É muito comum encontrar aquele em que só metade das folhas foi utilizada. Nesse caso é só arrancar as folhas que foram riscadas e guarda-las em uma pasta. Se for mais de um caderno, retire todas as folhas em branco e faça um novo, reutilizando uma das capas e também um dos espirais.

Para customizar a capa, você pode utilizar folhas coloridas, fitas ou folhas adesivas com o tema que seu filho ou filha mais gosta. Pastas e fichários também podem ganhar cara nova com o uso de adesivos.

 

Lápis

Se o lápis estiver descascado, basta encapá-los com papel contact, fitas adesivas coloridas ou até adesivos de personagens.

 

Borrachas

Dificilmente as borrachas são usadas até o final, se estiver com aspecto sujo, é só limpar com pano a álcool para que fiquem como novas.

Alguns materiais são pouco utilizados durante o ano e duram bastante, como régua, tesoura, compasso e apontador. Então vale verificar os estado de todos, antes de comprar novos.

 

Mochilas e estojos

As mochilas costuma ser o item mais caro da lista, então antes de sair comprando, verifique se ainda é possível reutilizá-las. Às vezes é necessário apenas um reparo, que pode ser resolvido por uma costureira ou sapateiro. O mesmo vale para os estojos.

 

Preserve os materiais novos

O cuidado ao longo do ano é fundamental para que eles possam ser reaproveitados sem muito trabalho. Usa-los de forma consciente, sem desperdício, também é muito importante.

Tampe canetas e colas para evitar o ressecamento dos mesmos

Encape cadernos e livros, para que as capas fiquem protegidas e até mais reforçadas, colaborando para eles durem durante o ano todo.

Materiais de plásticos ou acrílicos quebram facilmente, por isso é importante que sejam transportados dentro de pastas e cadernos.

Itens como tesoura e compasso precisam estar sempre num estojo, isso evita que entortem ou percam suas pontas, além de evitar que danifiquem os demais materiais, como rasgos e furos na mochila.