aumento-da-energia

 

Antes de dar destino a suas lâmpadas queimadas ou quebradas é importante saber os perigos do descarte incorreto.

 

Após darmos adeus às gastonas lâmpadas incandescentes, que deixaram de ser fabricadas no ano passado pelo seu alto consumo de energia elétrica, vimos como principal opção as lâmpadas fluorescentes compactas, que oferecem mais economia, pois mesmo sendo mais caras, gastam bem menos energia.

O problema é que essas lâmpadas, que aparentemente iriam somente oferecer benefícios por sua eficiência e durabilidade, possuem em seu interior pó fosfórico, com alta concentração de mercúrio, além de chumbo e cádmio, que são metais pesados considerados nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Por esse motivo todo cuidado é pouco! Lâmpadas fluorescentes não devem ser descartadas em qualquer lugar, elas são frágeis, e quebradas facilitam a contaminação.

Quando descartadas no lixo comum, vão parar, quase sempre, em aterros sem tratamento, contaminando o solo, águas subterrâneas, rios, lagos, mares e, consequentemente, animais aquáticos, afetando a cadeia alimentar.

A céu aberto, sob a forma de vapor ou em poeira em suspensão, ele se torna altamente perigoso, o mercúrio é facilmente absorvido pelas vias respiratórias e também pela pele. Entre as consequências do contato com essas substancias está a perda de memória, alterações no metabolismo, danos no sistema respiratório e irritações na pele, entre outros.

 

O que fazer?

– Descarte-a cuidadamente, se possível utilize caixas de papelão, o esmagamento das lâmpadas libera vapor, e como já informamos, oferecem enormes danos à saúde.

– Descarte de pequenas quantidades de lâmpadas pode ser feito em pontos de coleta. A solução é levar até a loja onde comprou. Por lei, elas são obrigadas a recolher as lâmpadas e dar um destino correto a elas.

– Se a lâmpada quebrou, limpe o local, recolha todos os cacos e os embale em papel ou caixa de papelão antes do descarte. Isso evita contaminação e possíveis cortes.

– Se o volume de lâmpadas for muito grande, principalmente em empresas, procure serviços especializados na coleta e destinação adequada.

Com serviço de Descarte Ecológico prestado pela Ecoassist, lâmpadas e outros resíduos perigosos como pilhas e baterias, são coletados na empresa ou residência do cliente, com toda comodidade e segurança. Todos os itens retirados receberão destinação ecologicamente correta, de acordo com as leis vigentes.