limpar-a-casa-sem-esforço

 

Chegou o dia da faxina? Confira algumas dicas simples que te ajudará a limpar a casa sem muito esforço e sem precisar apelar a àqueles produtos caros, que só prometem.

 

Quarto

 

Cama

– Para a limpeza do colchão você pode utilizar um aspirador de pó. Se for  necessários uma limpeza mais profunda você pode optar por uma mistura caseira que deixará seu colchão livre de manchas e odores. Você vai precisar de:

  • 1 copo de álcool
  • 3 copos de vinagre
  • 1 colher de bicarbonato de sódio
  • 3 colheres de amaciante
  • 1 toalha

– Basta misturar tudo em um balde, umedecer o pano com essa mistura e esfregar todo o colchão até remover toda a sujeira. Depois é só deixar o colchão secar ao sol ou em ambiente arejado.

– Depois de todo esse processo, toda vez que for arrumar a cama, você pode colocar Talco entre o colchão e o lençol. Ele absorve a umidade, inibe os ácaros e deixa um cheirinho agradável.

 

Armário

Retire todas as roupas e objetos do armário, limpe o interior dele com um pano embebido em vinagre para eliminar o cheiro de mofo e deixe secar com as portas abertas.

 

Banheiro

 

Azulejos

Para azulejos com mofo,aplique vinagre branco nos rejuntes, espere duas horas e depois esfregue tudo com uma escovinha. Para aquelas sujeiras mais leves, basta diluir ¼ de xícara de chá de vinagre branco em 4 litros de água, dai é só mergulhar a bucha e esfregar os azulejos e os pisos. No final é só enxaguar com água.

 

Torneiras

Uma ótima dica é reutilizar aquelas metades de limões que sobram de alguma receita. Basta esfregar o limão nas torneiras, deixar agir por 10 minutos e limpar com água ou pano. Desta forma você deixa suas torneiras brilhantes e longe de calcário.

Outra dica é passar um pouco de cera de carro nas torneiras e demais metais do banheiro, depois de limpos. Além de dar brilho, isso evitará que a água manche as peças.

 

Cozinha

 

Micro-ondas

Para a limpeza do micro-ondas coloque uma colher de chá de vinagre num copo d’água e esquente por cinco minutos. Depois limpe o interior do aparelho com pano ou papel toalha.

Para eliminar o mau cheiro você pode utilizar três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em uma colher de água e espalhe no interior da peça. Além de remover o mau cheiro, o bicarbonato limpa e afasta as bactérias.

Outra dica é colocar um limão em rodelas em um recipiente de vidro com um copo de água. Deixe a mistura aquecer por 5 minutos e no fim seu micro-ondas estará apenas com um cheirinho de limão.

 

Panela manchada

Cubra a área com água, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Espere uma hora de lave. A mancha sairá fácil.

 

Louça

Primeiro, deixe de molho com um pouco de detergente. Espere dez minutos. Ensaboe a louça toda e só então enxague.

 

Sala

 

Poeira nos móveis

O ideal é retirar a poeira com um pano úmido em água com detergente ou glicerina, desta forma a poeira não se espalhará pela casa, depois disso você pode dar brilho com o lustra móveis.

 

Manchas de café, vinho ou ketchup

Mais uma vez o vinagre entra em cena. Misture uma colher de vinagre de vinho branco com duas de água. Aplique a solução com uma esponja, deixe agir por 20 minutos, e limpe com água. Se você acabou de derramar, jogue sal na área afetada. Ele absorverá parte do líquido, o que facilitará a limpeza depois.