A maior usina de energia solar do Brasil, em Tubarão, no Rio Grande do Sul, começou a funcionar comercialmente no mês de Agosto.

 

usina-fotovoltaica-cidade-azul

 

A Usina Fotovoltaica Cidade Azul que produz 25% de toda energia solar existente no Brasil é o maior projeto de captação de energia solar no pais, ao todo são 19.424 mil placas instaladas, ocupando um terreno de 10 hectares, um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões.

O processo se dá através de células fotovoltaicas onde a luz solar entra nas placas e é convertida diretamente em energia elétrica. Em dias sem nuvens e de bastante sol, o sistema pode gerar até 3 megawatts, com capacidade suficiente para abastecer mais de 2.500 residências. Por ser renovável, essa forma de produção de energia é considerada uma das principais alternativas para o futuro do setor energético.

O projeto tem como objetivo principal fornecer um ambiente de estudo para realização de avaliações técnicas e econômicas do potencial fotovoltaico no Brasil, para que a tecnologia seja desenvolvida. Sendo assim, a usina conta com a instalação de diferentes tipos de tecnologias para saber qual delas se adapta melhor a cada região climática do país.