rio-seco

Foto: Fundospaisagens

 

A escassez da água

Segundo a ONU (organizações das Nações Unidas), do volume total de água, apenas 2,5% é potável, sua escassez já afeta mais de 40% de pessoas no planeta e se nada for feito para reverter esse quadro, o mundo ira acabar sem água doce.

A água é vital para a sobrevivência dos seres vivos, mas as pessoas não estão se dando conta que suas próprias ações são as causadoras dessa escassez.

Principais causas

  • Poluição da água – essa poluição se dá através substâncias que contaminam a água e provocam danos não só a vida humana, mas também a vida marinha. As principais causas são: esgoto doméstico, dispostos ao mar sem tratamento; lixos domiciliares e industriais que são jogados ao mar e em aterros, contaminando o lençol freático ou atingindo os cursos de água, liberando substâncias toxicas que contaminam a água e que são altamente nocivas ao ser humano e aos animais; exploração de recursos naturais como, extração de petróleo que interfere na qualidade da água e geração de energia água captada em condições inadequadas, dentre outros diversos fatores, a maioria causados pelo homem.
  • Crescimento da população – Segundo a ONU em até 2050 a população mundial chegara a mais de 9 bilhões de pessoas, o que ocasionará um maior volume de resíduos, resultando em águas ainda mais poluídas, além do uso desenfreado do recurso hibrido pelas indústrias e pela população.
  • Mudanças climáticas – o aquecimento do ar causado pelo efeito estufa também ocasiona um aumento da temperatura do mar, resultando em reações químicas e biológicas capazes de prejudicar a qualidade água, além de eventos como, enchentes e secas. Um dos impactos mais preocupantes é o derretimento da neve causada pelas altas temperaturas e uma piora de seca nas regiões que já sofrem pela escassez de água.

Conscientização

A água é um bem essencial para nossa sobrevivência e por isso, é um dever de cada um fazer sua parte, precisamos mudar nossos pensamentos em relação à preservação e ao consumo consciente desse bem tão precioso e, finito. Algumas ações simples que podemos inserir no nosso dia a dia é capaz de nos ajudar a economizar água e diminuir o risco de que um dia tenhamos que enfrentar sérios problemas pela falta de dela.

Fonte: Organização das Nações Unidas