Poluição-do-ar-causada-pelos-carros

 

 

Quando um motor de um carro está funcionando, vários tipos diferentes de gases e partículas são emitidos na atmosfera, incluindo o Dióxido de Carbono, CO², que em excesso é o principal gás do efeito estufa, que contribui para o aquecimento global, degrada o meio ambiente e afeta a saúde humana.

Existem algumas práticas que vão ajuda-lo a amenizar os impactos que os veículos causam ao meio ambiente. Confira:

 

1. Mantenha os pneus do carro com a medida certa de ar. Cada carro tem sua especificidade. É só passar em um posto de gasolina ou mecânica e conferir. É rápido, de graça e você economiza gasolina, à medida que força menos o carro.

 

2. Revisões! É importante fazê-las, pois motores mal regulados podem emitir mais poluentes. Além das revisões recomendadas pelo fabricante, é sempre bom dar uma checada quando for parar no posto de gasolina. Confira o nível de água do radiador, do limpador de para-brisa e o nível de óleo do motor.

 

3. Troque os filtros do ar, combustível e óleo conforme orientação do fabricante do carro – sempre! Um filtro de ar velho, por exemplo, pode enriquecer a queima do combustível, aumentando o seu consumo.

 

4. Quando a direção puxa mais para um lado, é sinal de que o carro está mal alinhado. O veículo gasta mais combustível, já que fica mais preso, com dificuldade para rodar. O ideal é alinhar o carro a cada seis meses.

 

5. Já pensou na compra do próximo carro? Que tal priorizar um veículo eficiente no consumo de combustível? Bom para o bolso e para o meio ambiente.

 

6. Deixe o carro em casa mais vezes. Usar menos o carro é um excelente hábito ecológico que você pode adquirir. A dica é caminhar, pedalar e também aproveitar os serviços de transporte público disponível em sua região.

 

Fonte: Programa Carbono Neutro.