Hoje é o Dia Mundial sem carro, data reservada para conscientizar e incentivar motoristas do mundo todo a deixarem seus carros na garagem e optarem por meios de transporte mais sustentáveis para se deslocar.

O problema da poluição do ar é o principal motivo que coloca os carros em desvantagem. De acordo com pesquisar do laboratório de poluição atmosférica da Faculdade de Medicina da USP, os gases emitidos pelos veículos automotores é a causa de 4.000 mortes por ano na cidade de São Paulo.

Os carros ficam cada vez mais parados no trânsito, o que faz com que os motoristas respirem um ar duas vezes mais poluído do que se estivesse num local arejado, sem contar os riscos de assaltos e estresse diário enfrentado por eles.

Sabemos que nem sempre é possível deixar o carro na garagem, mas que tal optar por outros meios de transportes em alguns dias da semana? Separamos bons motivos para você adotar essa ideia:

 

Menos estresse

 

dia-mundial-sem-carro1

 

Ir de casa para o trabalho está cada vez mais demorado, são horas parado no transito, o estresse virou rotina. Com menos carros na rua, menor será o trânsito, certo?

 

 Deixa o sedentarismo de lado

 

dia-mundial-sem-carro2

 

Caminhar para pegar o ônibus ou correr se estiver atrasado te fará queimar algumas calorias, melhor ainda se optar em fazer todo o trajeto de bicicleta.

 

Economiza dinheiro

 

dia-mundial-sem-carro

 

Já parou para contar o quanto você já gastou com gasolina, estacionamento, revisões e manutenções? Isso sem contar IPVA e seguro automotivo.

 

Melhora o bem-estar

 

dia-mundial-sem-carro3

 

Talvez ao pensar nos problemas do transporte público faça você desistir, mas ele também pode oferecer um momento de alegria, como ao ler um livro, escutar músicas no celular, conversar com o colega ao lado, até a caminhada para a estação de trem ou ponto de ônibus fará você se sentir melhor.