Para começar o ano de 2018 bem, que tal desapegar daquilo que não usa mais e que só ocupa espaço?

No decorrer dos anos é normal acumularmos coisas, algumas delas compradas, outras ganhadas, mas que em algum momento foram importantes para gente, não é mesmo? O problema é que muitas dessas coisas não têm mais serventia e acabam apenas acumulando bagunça, dificultando a organização e ocupando espaço desnecessário, seja em casa ou no escritório.

Uma coisa é certa, se juntarmos todos os nossos pertences sem uso, largados no fundo do armário ou encostado num canto, a pilha de lixo vai ser grande. A solução não está em apenas ensacar tudo e jogar em qualquer lugar, se livrar das velharias da casa é ótimo, mas fazer da maneira correta é melhor ainda.

Algumas coisas são mais fáceis de jogar fora, outras nem tanto, por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar. Dá uma olhada:

Mesa de trabalho

Comece com as coisas inúteis que influenciam diretamente em seu dia-a-dia, seu ambiente de trabalho. Mesas cheias de acessórios de escritório, papéis, livros, canetas, cartões, enfim, ambiente de trabalho bagunçado atrapalha, e muito, a produtividade.

Comece vasculhando as gavetas, é lá onde costumamos “esconder” as coisas, principalmente aquelas que não usamos com tanta frequência. Coloque tudo em seu devido lugar, se livre do que não usa e verá como as organizações diárias serão bem mais curtas.

Livros usados

Sabemos o quanto os livros são valiosos, fica até complicado se desfazer deles. No entanto, já parou para pensar em que eles agregam se ficam apenas na prateleira acumulando poeira?

Se você tem muitos livros, e boa parte deles você não lê já algum tempo, doá-los pode ser a melhor opção. Você ganha espaço e ainda compartilha com outras pessoas o que um dia serviu para o seu conhecimento.

Roupas sem uso

Uma das coisas que mais costumamos acumular são peças de roupas. O apreço é tão grande que guardamos sem mesmo nunca usar, por isso, se desfazer delas é umas das tarefas mais difíceis.

Com isso, as únicas coisas que você conseguirá é ter que aumentar o guarda-roupa e acumular bagunça. Não adianta, uma hora ou outra terá que desapegar, então que tal colocar a tarefa em prática?

Você pode vender peças boas, doar ou jogá-la fora dependendo do estado de conservação.

Bens que ocupam espaço

Móveis são os itens que mais acumulam miudezas, então quanto mais móveis em casa, mais objetos você precisará adquirir para preenche-los.

Além de reduzir o espaço que temos em casa, perdemos muito tempo limpando e organizando. Se você está disposto a eliminar as coisas sem utilidade da sua vida, uma delas serão aqueles móveis que só servem como acumuladores de bagunça.

Trocou por um novo?

Sabemos que a maioria das coisas que compramos um dia precisará ser renovada. Se chegou a hora, escolha um substituto de qualidade, comprar coisas baratas só reduz o tempo de substituição – não estamos falando de itens mais caro, e sim de qualidade.

Se já trocou, já sabe o que fazer com o antigo?

Antes de começar o processo de desapego, saiba que a pilha de coisas vai sem grande, e a preocupação em como descartar corretamente deve ser uma das prioridades.

Objetos eletrônicos velhos, lâmpadas quebradas, pilhas e baterias e demais aparelhos eletrônicos, são itens que aparecem muito quando estamos nos desfazemos. Esses resíduos possuem substâncias tóxicas e por isso não devem ser descartadas no lixo comum.

Os móveis e objetos grandes são os que mais preocupam, já que não são removidos pelos serviços públicos de coleta e também não podem ser descartados em locais indevidos.

Seja qual for os objetos que você precise jogar fora, com o nosso serviço de Descarte Ecológico, essa tarefa se torna fácil, basta agendar uma coleta que vamos até a sua residência e retiramos tudo para você.

Acesse o nosso site e confira todos os itens que você pode descartar e como agendar.