As embalagens tem a função de proteger ou preservar e aumentar a vida útil dos produtos que as acompanham, a maioria delas, são descartadas logo após o primeiro uso. Quando a coleta seletiva não é realizada, para onde elas vão? Segundo o ministério do Meio Ambiente, mais de 25 mil toneladas de embalagens vão parar em depósitos de lixo, isso quando não as encontramos boiando nos rios ou até mesmo sendo jogadas nas ruas.

O problema está em, quanto maior for o consumo e o descarte irregular das embalagens, maior será a quantidade de lixo gerado. Quanto maior o tempo de decomposição, maior será o tempo que elas ficarão nos lixões, impedindo a degradação de outros resíduos, contaminando o meio ambiente ou ingeridas por animais.

Mas todo esse mal pode ser evitado, basta nos conscientizarmos da importância do consumo consciente, da separação e destinação adequada e principalmente da possibilidade de reutilizarmos diversas embalagens.

Você que quer contribuir mas não sabe o que fazer com as embalagens quando estiverem fazias, temos algumas dicas bem criativas:

Reutilizar embalagens de vidro

 

reciclagem-vidro

 

Reutilizar embalagens de plástico

 

reutilizar-embalagens-de-plástico

 

Reutilizar embalagens de metal

reutilizar-embalagens-de-metal

Fotos: Divulgação

Fonte: Ministério do Meio Ambiente