Janicki Omniprocessor 1

 

Recentemente, Bill Gates divulgou em seu blog o mais recente projeto da Bill & Melinda Gates Foundation: uma máquina que transforma dejetos humanos em água limpa e em eletricidade.

Segundo Gates, pelo menos 2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a saneamento adequado, com dejetos humanos muitas vezes sendo feito a céu aberto, poluindo o abastecimento de água e permanecendo sem tratamento.

O “Omniprocessor”, como assim é chamado, visa contribuir com a solução deste problema. O seu desenvolvimento é liderado por uma empresa de engenharia, com sede em Seattle, a Janicki Bioenergia.

A máquina extrai toda a água do esgoto e a canaliza. O esgoto seco é incinerado, gerando vapor. A água gerada é recolhida e filtrada. Os sólidos queimados, gerando eletricidade, que por sua vez alimenta toda a máquina.

Gates demonstrou publicamente seu compromisso com a nova tecnologia, após beber um copo de água, produzida pela máquina minutos antes.

 

Veja como ela funciona em mais detalhes:

 

1. Em primeiro lugar, os resíduos humanos são entregues ao Omniprocessor.

 

Janicki Omniprocessor

 

2. O esgoto é então cozido e divide-se em vapor de água e resíduos secos.

 

Janicki Omniprocessor 3

 

3. O lodo seco é queimado a temperaturas muito altas, a condução é levada a um motor a vapor que aciona um gerador.

 

Janicki Omniprocessor 4

 

4. A eletricidade produzida pelo gerador, além de alimentar a máquina, também é entregue a comunidade local.

 

Janicki Omniprocessor 5

 

5. A água fervida é filtrada, tornando-se potável.

 

Janicki Omniprocessor 6

 

 

Segundo Gates, a água é tão boa quanto qualquer outra que ele encontra em uma garrafa e que ficaria feliz em bebê-la todos os dias.

 

Janicki Omniprocessor 7

 

O resultado é que a energia produzida é mais do que suficiente para abastecer todo o processo, por isso é fácil para um proprietário do Omniprocessor gerar lucro através dele – o que o torna um investimento atraente para empresários de países em desenvolvimento.

 

O único protótipo está localizado ao norte de Seattle, mas há planos para um projeto piloto em Dakar, Senegal, ainda em 2015, pretendendo expandir.

 

Assista o vídeo completo abaixo: