Desenvolvido pela designer holandesa Mieke Meijer, o NewspaperWood como assim é chamado, é o inverso de como o papel é feito, transformando papel em uma idêntica madeira natural.

 

DSC_0340

 

O NewspaperWood é feito através do revestimento de folhas individuais de jornal velho com cola e, em seguida, são firmemente coladas e enroladas em toras. A cola usada é solvente e livre de substâncias químicas O material pode ser cortado, moído, envernizado e, geralmente, tratado como qualquer outro tipo de madeira. Quando são cortados em pranchas, as camadas de papel revelam padrões muito semelhantes aos grãos ou anéis de madeira. Ao serem lixados, proporcionam uma textura suave, que até dispensa acabamento.

 

madeira-de-jornal

 

Existem certas limitações para o material e seu uso em aplicações maiores. As pranchas são limitadas a largura de um jornal aberto, para tamanhos maiores, estão disponíveis apenas como folheados. A resistência do material baseia-se na força da cola, o que limita a utilização do NewspaperWood como um componente estrutural. Um adesivo que é capaz de aumentar a resistência orgânica, não seria biodegradáveis. Uma consideração  triste da designer é que os jornais não são tão populares para um formato de leitura, podendo essa matéria-prima um dia desaparecer.

Meijer diz que o NewspaperWood não se entende como uma alternativa de grande escala de madeira ou como uma solução para o desperdício de papel. Em vez disso, ela quer mostrar que um excesso de material pode ser transformado em algo mais valioso, um conceito que ela chama de upcycling.

 

Abaixo, algumas criações de Meijer com a Mij 5:

 

DSC_0342

 

madeira de jornal5

 

madeira de jornal7

 

madeira de jornal3