A empresa Nanoflowcell desenvolveu o primeiro carro alimentado por água salgada e já conseguiu autorização oficial para testa-los nas estradas da Alemanha.

 

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Em desenvolvimento a mais de 14 anos, o veiculo mede cerca de 5,25 metro de comprimento, seus criadores dizem que é um novo tipo de sistema de armazenamento de energia, também chamado Nanoflowcell.

A empresa diz que ele pode atingir a velocidade de 0 a 100 km por hora em apenas 2,8 segundos e pode viajar de 600 quilômetros com um tanque cheio de um combustível a partir de uma solução de água e sal.

Ele funciona través de uma reação eletroquímica, criada pela combinação de dois líquidos com sais metálicos que agem como eletrólito. Essa solução é bombeada através de uma célula de combustível, onde um ânodo ou cátodo está localizado, a criação de eletricidade que é então transmitida para supercapacitores dentro do carro.

Em comparação com tecnologias convencionais, um litro do líquido salgado contém 400 vezes mais energia do que uma bateria de chumbo-ácido típico, e o protótipo carrega dois tanques de 200 litros a bordo, afirma a empresa.

Chamado de Quant e-Sportlimousine, o conceito fez sua estreia inicial no Salão de Genebra, onde foi recebido com certo ceticismo pelos críticos. Um carro parecido já havia sido apresentado pela empresa no mesmo show em 2009, mas nunca chegou ao mercado. No entanto, a notícia de que o veículo foi considerado seguro para vias públicas causou o interesse do público

De acordo com a Nanoflowcell Nunzio La Vecchia, a empresa fez uma parceria com a empresa de eletrônicos alemã Bosch Engineering Gmbh para desenvolver ainda mais a tecnologia, e espera lançar mais quatro protótipos ao longo de 2014.

 

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